Cirurgia Extração do 3° Molar

Extração do 3° Molar

Os dentes do siso tendem a aparecer entre os 17 e 20 anos e, por isso, na maioria das vezes, não encontram espaço suficiente para a sua devida erupcção, uma vez que nessa idade a formação da arcada dentária está completa e não existe mais crescimento ósseo.

A remoção cirúrgica costuma ser a melhor solução nesses casos afim de evitar lesões ocasionadas por cáries e doenças periodontais, inclusive nos dentes adjacentes.

Cuidados para a cirurgia para uma boa recuperação:

• Dieta: Logo após a extração deve ser feita uma dieta líquida, evitando comer alimentos quentes nos primeiros três dias. A partir do quarto dia é recomendado uma dieta pastosa, evitando mastigar naquela região alimentos granulosos, duros ou consistentes – que devem ser consumidos in natura, mornos ou resfriados. Consumir alimentos quentes, nas primeiras horas após a cirurgia e nos cinco ou sete dias seguintes pode prejudicar a cicatrização ou causar dor ou desconforto.
  • Compressas: Para diminuir o inchaço, aplica nas primeiras 24 horas uma compressa gelada a cada 20 minutos, durante 10 minutos aproximadamente. Repita conforme necessário.
  • Medicações: Seu cirurgião dentista irá prescrever uma série de medicamentos para impedir que o local da extração infeccione ou inflame, tome todos seguindo corretamente as recomendações.
  • Cuidados ao escovar os dentes: Durante as primeiras 24 horas, é preciso escovar os dentes de forma mais suave que o habitual e evitar escovar os dentes vizinhos dos sisos extraídos para proteger a região da cirurgia. Do segundo ao quinto ou sétimo dia, retome a escovação suave de todos os seus dentes.
  • Não fume ou beba álcool: Suspender o uso do cigarro pelo menos durante a primeira semana, até os pontos serem retirados. Isso porque as substâncias tóxicas do cigarro penetram na mucosa da boca e podem interferir na cicatrização dos pontos, bem como causar uma infecção grave na área. No caso do álcool, a recomendação é suspender a ingestão durante o tempo em que se estiver usando antibióticos ou outras medicações, pois a bebida pode interagir com o remédio e causar efeitos colaterais.
  • Contato com o dentista: Avise o seu dentista em caso de dores muito fortes ou em caso do sangramento não cessar. A MR Estética Dental disponibiliza o “telefone de emergência” para os pacientes que passam por intervenções cirúrgicas.

Qualquer dúvida, nossa equipe estará a disposição!