Ortodontia

Ortodontia

A ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares.
Recomendados para fins estéticos e/ou funcionais para quem busca ter os dentes alinhados e em harmonia.
Ao contrário do que se pensa, os benefícios do tratamento ortodôntico vão além da questão estética. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos e podem ser perdidos precocemente, devido a deterioração e a doença periodontal. Além disso, causam um estresse adicional aos músculos de mastigação o que podem ocasionar dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável e proporciona uma aparência mais agradável.

Existem dois tipos de aparelho fixo: os convencionais e os auto-ligáveis.

Nos aparelhos fixo convencionais o arco mantêm-se preso em cada um dos bráquetes através de borrachinhas e a movimentação dentária é favorecida através de dobras e do uso de acessórios, como molas e elásticos.
É necessária manutenção mensal, em consulta dentária, para que o ortodontista aperte regularmente o aparelho dentário, obrigando os dentes a moverem-se continuamente no sentido desejado. Os aparelhos fixos convencionais podem ser de bráquetes metálicos, para fins terapêuticos e de bráquetes transparentes para fins estéticos.

Aparelhos fixos autoligáveis possuem a tecnologia mais avançada existente no mercado, cujos bráquetes são os mais modernos e os arcos adequados a cada estágio do tratamento, proporcionando ótimos resultados em um tempo menor de tratamento.
O sistema dispensa o uso de borrachinhas e acessórios, promovendo uma maior força para mover o dente, pois, apresenta um encaixe próprio que fixa o arco mantendo o fio ativado durante mais tempo.
A ausência de borrachinhas favorece uma melhor higiene bucal, evitando assim o aparecimento de cáries. Também podem ser metálicos e transparentes.